(14/11/2006)

Joaquim Eloy Duarte dos Santos

O IHP esteve representado pelo nosso Vice-Presidente Dr. Reinhold Godofredo Haack na solenidade de lançamento do Projeto Casa-Museu de Stefan Zweig, no mês de outubro de 2006, junto com autoridades municipais, estaduais e de toda a curadoria da nova entidade de cultura petropolitana, à frente o jornalista Alberto Dines, autor do livro “Morte no Paraíso”.

Saiu o 2º número do “Boletim Semestral do IHP”, relativo aos meses de julho a dezembro de 2006, editado e organizado pelo Associado Raul Ferreira da Silva Lopes.

Contém os trabalhos: “O Hino de Petrópolis”, de Joaquim Eloy Duarte dos Santos, “Ainda os reflexos psicossociais do instituto da escravidão”, de Francisco de Vasconcellos e “Resumo da História de Petrópolis” parte 1, de Jeronymo Ferreira Alves Netto.

O trabalho do Associado Prof. Jeronymo está previsto para publicação em 4 partes, contendo subsídios importantes para auxiliar o ensino da História Petropolitana nas escolas, segundo as palavras do renomado pesquisador, cuja contribuição ao ensino de nossa História, com a publicação do trabalho, atende aos anseios de muitos anos de estudos e se transformará, de certo, em valioso instrumento de conhecimento e abertura de pesquisa sobre Petrópolis.

A Princesa Isabel recebeu a lembrança carinhosa de Petrópolis pela passagem do seu 160º aniversário de nascimento, ocorrido em julho de 2006.

O Museu Imperial organizou e realizou um seminário sob o título “A Princesa das Camélias”, reunindo em 6 palestras renomados estudiosos da Historia do Império Brasileiro.

O IHP esteve presente através do Associado Joaquim Eloy, que apresentou jogral poético no segundo dia das comemorações. Foi uma das palestrantes a Associada Drª Maria de Fátima Moraes Argon.