(18/07/2010)
Luiz Carlos Gomes
POSSE NA ACADEMIA PETROPOLITANA DE EDUCAÇÃO. Felicitamos ao Prof. Ataualpa A. P. Filho pela posse na Presidência da Academia Petropolitana de Educação. Ao ilustre poeta e educador e a toda a sua Diretoria, os votos de uma profícua gestão.
ANIVERSÁRIO DA chegada dos colonos alemães em 1845. O Presidente da Província do Rio de Janeiro, Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho, contratou a firma francesa Charles Delrue et Cie, para a arregimentação de trabalhadores destinados a obras de construção e reparo de estradas. Uma leva de 161 imigrantes germânicos chegou ao Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1845, a bordo do navio Virginie, procedentes do porto de Dunquerque. Constatando que eram famílias inteiras, sem a devida especialização requerida, Aureliano Coutinho recorreu ao Mordomo da Casa Imperial, Paulo Barbosa, para que os alojasse. Esse, conhecedor dos planos do Major Julio Frederico Koeler de construir uma colônia agrícola, acertou a vinda dos alemães para Petrópolis. Após serem alojados em Niterói e transferidos para o Arsenal de Guerra, na Corte, seguiram de vapor até o Porto da Estrela e, de lá, a pé, até a Fazenda do Córrego Seco, onde chegaram em 29 de junho de 1845. Comemoramos o 165º. aniversário de tão memorável saga, rendendo homenagens a esses bravos, homens e mulheres, adultos e crianças, que deixando para trás o seu torrão natal, aqui construíram, com tenacidade e amor a nossa cidade. Glória, também, ao grande Julio Frederico Koeler, idealizador da colônia agrícola, autor do plano urbanístico, fundador de Petrópolis.
HOMENAGEM A DÉCIO WERNECK. No dia 12 de julho de 2010, comemoraremos o centenário do nascimento, ocorrido em 22/03/2010, do Dr. Décio José de Carvalho Werneck. O brilhante educador foi fundador de instituições como o Colégio Padre Antônio Vieira, no Rio de Janeiro, a Escola de Engenharia de Petrópolis e o Instituto Histórico de Petrópolis. Também orientou, como Inspetor do MEC, a formação da Faculdade de Direito e foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas em nossa cidade. Criou, ainda, o Conselho de Patronos da UCP. Vale lembrar que, nos estabelecimentos de ensino por ele fundados, formaram-se próceres da intelectualidade brasileira. O evento será no Silogeu Petropolitano – Praça da Liberdade 247, às 18h30min. Nosso associado emérito Dr. Francisco Vasconcellos fará uma alocução sobre o homenageado. Convidamos todos os interessados em conhecer mais sobre tão relevante personalidade. A entrada é franca.
REATIVAÇÃO DA BOHEMIA. No último 2 de junho, foi lançado, no Museu Imperial de Petrópolis, o projeto de reativação da Cervejaria Bohemia, que além de unidade de produção e de comercialização de artigos típicos regionais, abrigará um Museu da Cerveja, tornando-se um importante atrativo turístico e gerador de empregos. O evento foi prestigiado pelo Governador Sérgio Cabral, pelo Prefeito Paulo Mustrangi, pelo Presidente da Câmara Bernardo Rossi, pelos Vereadores Roberto Naval, Gil Magno, Baninho e Thiago Damaceno, pelo Presidente Charles Rossi da Fundação Petrópolis, por altos executivos da AMBEV e por diversos representantes de entidades de classe e autoridades. Do IHP estiveram presentes o Presidente Luiz Carlos Gomes e os associados efetivos Arthur Leonardo de Sá Earp e Maurício Vicente Ferreira Júnior.
LANÇAMENTO DE livro a 18 de junho de 2010. Foi lançado, na UCP, o livro “Histórias de Pesquisas na Educação”, de co-autoria de nossa associada efetiva Maria das Graças Duvanel Rodrigues. Prestigiaram o evento o Presidente Luiz Carlos Gomes e os associados Jeronymo Ferreira Alves Netto e Mauricio Vicente Ferreira Júnior.