SAUDAÇÃO À PROFESSORA MARIA DA GLÓRIA RANGEL SAMPAIO FERNANDES

Francisco Marcos Rohling
Jeronymo Ferreira Alves Netto, associado titular, cadeira nº. 15, patrono Frei Estanislau Schaette

A professora Maria da Glória Rangel Sampaio Fernandes nasceu na cidade do Rio de Janeiro, sendo seus pais o Dr. José Sampaio Fernandes e Dona Íris Rangel Sampaio Fernandes, pessoas de profunda vida espiritual, firmeza de caráter e fidelidade cristã.

Maria da Glória fez seus estudos iniciais, pré-escolar, ensino fundamental e médio, no Colégio Santa Catarina de Petrópolis. Em 1952 concluiu o Bacharelado em Letras Neolatinas, na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, a Licenciatura, pela mesma Universidade.

Seu curriculum vitae é rico, expressivo e dignificante. Tem o Curso de Mestrado em Educação pela Universidade Autônoma de Guadalajara, vários cursos de Especialização, destacando-se os de Literatura Francesa Contemporânea, Literatura Francesa Clássica e Fonética Francesa, pela Universidade de Paris, além de inúmeros trabalhos publicados em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras. É, ainda, membro titular de várias associações culturais e educacionais; sua participação em congressos e seminários, no Brasil e no exterior, tem sido uma constante. Pelos relevantes serviços prestados à Educação, foi agraciada com o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, pela Assembléia Legislativa de nosso Estado; medalha do mérito universitário, pelo Conselho Universitário da Universidade Católica de Petrópolis e medalhas do mérito militar, nos graus de Oficial e Comendador. Uma vida inteiramente voltada para a Educação.

A professora Maria da Glória é fundadora de nossa antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1954, sendo atualmente o mais antigo membro do corpo docente da Universidade em exercício.

No decorrer destes 50 anos de serviço à UCP, exerceu com brilho invulgar atividades docentes e administrativas. Foi professora de Língua e Literatura Francesa, Teologia Moral, Ciências Morais e Religiosas, chefe do Departamento de Língua e Literatura Francesas, membro da Câmara de Avaliação de Títulos, Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Diretora do Instituto de Artes e Comunicação, Diretora Geral da Pós-Graduação, Pró-Reitora Comunitária, membro do Conselho da Rádio UCP e Reitora por 12 anos (1987 a 1999).

Na docência, manteve sempre contato muito estreito com seus alunos, animando-os com a força vigorosa de seu espírito, enriquecendo-os com o cabedal imenso de seu saber, em comunicação formal e informal, edificando-os com sua vida exemplar, certa de que, se as palavras podem comover, os exemplos arrastam.

Nunca foi diferente também seu proceder em relação aos professores e aos funcionários da Universidade, especialmente os mais humildes, ou em eventual dificuldade, aos quais sempre dedicou especial atenção, em fraterna e diligente solidariedade.

O grande apóstolo São Paulo teria nela a extração viva e concreta de que ao conhecimento científico e ao domínio dos idiomas do mundo deve somar-se a caridade, o amor ao nosso semelhante.

Não é esta, porventura, a grande mensagem preceptiva desta Instituição: comunicar o saber, a fé em Deus e nos valores humanos, a solidariedade?

Nos inúmeros cargos que exerceu, mostrou-se firme nos princípios religiosos, éticos e morais que norteiam a Universidade Católica de Petrópolis e constituem a base de sua sustentação, buscando obstinadamente o bem maior da instituição. Além disso, sua palavra, seu conselho, sua opinião competente e oportuna sempre estiveram presentes nos momentos decisivos dos debates e encaminhamento das questões voltadas para a melhoria e o aperfeiçoamento de nossa Universidade.

Pode-se afirmar, sem exagero, que a professora Maria da Glória constitui retrato vivo e dinâmico da UCP, expressando, como poucos, o perfil do que esta é e sempre deverá ser, segundo o lema que a anima: não decairá!

Por tudo isso, a comunidade universitária da UCP, presta hoje sua homenagem de gratidão a uma de suas colaboradoras mais dedicadas e eficientes. A ela nossos sinceros agradecimentos.