de Fernando Antonio de Souza da Costa, Associado Titular, Cadeira nº 19 –

O rebanho de Cristo vive momentos de júbilo e ação de graças: os oitenta e um anos de vida e bênçãos do Monsenhor Paulo Daher.

O Clero, os paroquianos, os familiares, os amigos, os admiradores, os alunos e os ex-alunos do querido Pastor em Cristo se unem em orações. É a tradução do amor, mercê das raras virtudes que o ornam tendo como fio condutor o Deus Uno e Trino e o pálio da Mãe Maria Santíssima.

Neste pastoreio se somam ao ministério sacerdotal, o exercício ininterrupto das funções de professor, “Ministro” de Disciplinas no Seminário Diocesano, Diretor da Obra das Vocações Sacerdotais, Promotor Vocacional e Diretor Espiritual no Seminário Diocesano, além de Professor de diversos colégios da cidade, inclusive do Colégio Santa Isabel, do qual é Capelão e Orientador Religioso, com destaque também o período de docência junto à Universidade Católica de Petrópolis.

De 2008 a 2011 exerceu as funções de Vigário Geral da Diocese e a partir do ano de 2012 foi nomeado Administrador Diocesano em cuja missão permanece até à presente data para a glória de Deus.

Integra diversas instituições culturais e atuou em vários programas religiosos nas rádios da cidade.

Há anos publica artigos na imprensa local sobre assuntos religiosos e educação, com ênfase à Lectio Divina, de suma importância pedagógico-teológica a todos nós.

Possui rica bibliografia e muitas dessas obras têm merecido acústica internacional.

Ao longo da existência nos dá o testemunho de vida e do apostolado através do exercício do Ministério Sacerdotal. É a expressão e exemplo de virtude, de fé, de esperança e da certeza na vida eterna.

Estamos convictos de que a Missão Sacerdotal é a máxima realização para um homem na Divina missão de nos conduzir à santidade. E ela se define no Livro do Profeta Jeremias cap.1, V-5 que diz: “antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei, e te constituí profeta entre as nações”.

Ao concluir estas tênues considerações, recorro às palavras do ilustre homenageado Monsenhor Paulo Daher quando diz: “A vida é o dom que Deus nos presenteou com carinho, para que todos participem de sua riqueza. O amor de Deus manifestado em nossa vida faz-nos filhos seus e irmãos de todos.”

Parabéns Monsenhor, feliz aniversário e ad multos annos para nossa alegria!