FALECEU FREI ESTANISLAU

Gabriel Kopke Fróes, Fundador, Patrono da Cadeira n.º 18

Frei Estanislau Schaette O. F. M., sócio Fundador e Benemérito do CLUBE 29 DE JUNHO, faleceu no dia 12 de julho.

Nascido em Wupertal, (Alemanha) a 16 de novembro de 1872, contava a idade de 87 anos. Chegou a Petrópolis em 17 de julho de 1897 e no dia seguinte deu a sua primeira aula, na escola São José. São únicos sobreviventes dessa turma de primeiros alunos o Professor Jorge Deister, Pedro Hees, Gustavo Becker e José Maiworm.

Ordenou-se sacerdote a 21 de dezembro de 1902 e exerceu o benemérito apostolado de educar, de preferência, os netos dos colonos e seus descendentes. Muitas centenas de petropolitanos devem-lhe a instrução e os principios religiosos que possuem.

Anos depois, transferiu-se para Santa Catarina e Paraná, onde também deixa um vastíssimo círculo de amizades e discipulos.

Grande apaixonado da história, dedicou a Petrópolis algumas dezenas de estudos, trabalhos pacientes de pesquisas em arquivos e bibliotecas.

Frei Estanislau apoiou, sempre, da maneira mais entusiástica a atividade cultural que restabelece a verdade e rende merecida justiça aos colonos, povoadores da cidade. Desde o primeiro momento prestigiou o CLUBE 29 DE JUNHO, comparecendo a todas as suas reuniões e realizando conferências.

No 7º dia, em 19 de julho, o CLUBE 29 DE JUNHO promoveu celebração de solenes exéquias.

Cidadania petropolitana: Delib. 342 de 2-2-1953.

Nome à rua: Delib 1263 de 3-8-1960.

Desvendou o matador do Major Koeler.

(Consta também do Acervo Histórico de Gabriel Kopke Fróes o seguinte fragmento:)

Frei Estanislau Schaette, mais humilde ainda, nunca teve, sequer, uma simples palavra de explicação para o resultado admirável de suas pesquisas realizadas nos velhos arquivos do atual município de Magé, revelando aos petropolitanos fatos importantíssimos da história da cidade, até então, inteiramente desconhecidos.