QUARENTA ANOS DA INSTALAÇÃO SOLENE DA ESCOLA DE REABILITAÇÃO DA UCP

Jeronymo Ferreira Alves Netto, associado titular, cadeira nº. 15, patrono Frei Estanislau Schaette

Autorizada a funcionar pelo Conselho Federal de Educação, a Escola de Reabilitação da UCP, terceira do gênero a ser criada no Brasil, realizou seu primeiro Concurso Vestibular na 2ª quinzena de julho de 1969.

Na oportunidade, os vestibulandos foram submetidos a provas de Português, Língua Estrangeira, Ciências (conhecimentos básicos de matemática, química, física e biologia) e um teste psicológico de caráter eliminatório. A dois de agosto de 1969, em expressiva cerimônia realizada no auditório Dr. Guilherme Guinle, a Escola de Reabilitação foi solenemente instalada.

A instalação da nova unidade de ensino foi presidida pelo Magnífico Reitor Dom José Fernandes Veloso e contou com a presença de inúmeras personalidades, destacando-se o Professor Doutor Raymundo de Britto, ex-Secretário de Saúde do Estado e ex-Ministro da Saúde.

Ao proferir a aula inaugural, o Professor Dr. Raymundo de Britto ressaltou a importância da nova unidade de ensino dizendo a certa altura: “Ser enorme o número de indivíduos afastados da vida, do trabalho, e privados da alegria de viver, os quais poderão graças a formação de terapeutas, voltar à vida normal, integrados para a auto-realização e o progresso do País”.

A Escola de Reabilitação iniciou com o curso de fisioterapia e posteriormente passou a oferecer os cursos de fonoaudiologia, reconhecido em 1º de junho de 1977 e o curso de enfermagem e obstetrícia reconhecido em 13 de abril de 1983.

Durante esses 40 anos de existência, a Escola de Reabilitação foi dirigida com dedicação e eficiência pelos seguintes professores: Dr. Júlio Pinto Duarte (1969 – 1975); Dr. Giorgio Mazantinni (1975 – 1984); Dr. Valter José Silero (1984 – 1990); Prof. Gerson de Aguiar Loureiro (1990 – 2003); Prof.ª Ana Lúcia Casamasso Machado da Costa Habbib (2003 – 2004); Prof.ª Dulce Amélia dos Santos (2004 – 2006); Prof.ª Marília Isabel Winter H. Leon (2006 – 2008). Em 2008 a Escola de reabilitação foi integrada ao Centro de Ciências da Saúde, criado pela Resolução 08/2008, ocupando a direção o Professor Dr. Helmuth Ricardo Krüger.

Em 24 de julho de 1971, sob o patrocínio da UCP, realizou-se um histórico Encontro dos Diretores das Escolas de Reabilitação do país, que contou com a presença de renomados especialistas como os doutores Fernando Nova, de Salvador; Hélio N. Batista, de Recife; Gilberto de Almeida da Fonseca, de Belo Horizonte; Jorge de Faria, do Rio de Janeiro e Flávio Pires de Camargo, de São Paulo, presidido pelo Prof. Dr. Júlio Pinto Duarte.

A partir daí sucederam-se Colóquios, Seminários, Conferências e outras atividades do gênero, reunindo sempre as mais expressivas figuras da intelectualidade do país e do exterior. Fato dos mais relevantes foi a assinatura de importante convênio com a Escola Paulista de Medicina, o qual permitiu à nossa Escola de Reabilitação desenvolver um intenso programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação.

Deste modo, a citada Escola, primeira a ser reconhecida no Estado do Rio de Janeiro, tem buscado sempre incorporar às conquistas da ciência e da técnica que lhe são pertinentes, o preparo de seus alunos para que estes possam utilizar tais recursos em benefício da coletividade. Cumpre ainda ressaltar o trabalho humanitário desenvolvido pelo CIDEPE (Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Personalidade) que, através de um convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), permitiu assistência à comunidade carente de Petrópolis e adjacências.

O CIDEPE foi criado pelo Conselho Universitário com as finalidades de elaborar instrumentos eficazes para a promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, em especial das excepcionais; de criar oportunidades de estágio supervisionado para os alunos dos cursos de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e orientação educacional, numa filosofia interdisciplinar e proporcionar à comunidade profilaxia e terapia de problemas bio-psíquico-sociais de qualquer natureza. O CIDEPE iniciou suas atividades em 19 de agosto de 1977, em um prédio localizado na Avenida Presidente Kennedy.