GENEALOGIA – FAMÍLIA NOEL

Paulo Roberto Martins de Oliveira, ex-Associado Titular, Cadeira n.º 10 – Patrono Carlos Grandmasson Rheingantz, falecido

Há 19 anos, mais precisamente nos dias 26/02, 18 e 25/03/1984, pelo ilustre e saudoso genealogista Carlos G. Rheingantz, foram publicadas em 3 partes, com o título “Quem Povoou Petrópolis”, na Tribuna de Petrópolis, parte dos dados históricos – genealógicos da nossa família NOEL.

Na época, o genealogista acima citado, deixou algumas lacunas para posteriormente serem preenchidas, porém, por vários motivos, isto não foi realizado.

Eu, Paulo Roberto Martins de Oliveira, neto de Emília Noel e trineto do colono germânico Johann Noel – membro titular do IHP (Instituto Histórico de Petrópolis) e do CBG (Colégio Brasileiro de Genealogia), resolvi acertar, atualizar e dar continuidade a este grandioso trabalho de pesquisa histórico – genealógico dos ascendentes e descendentes do casal Johann Noel e Elisabeth Catharine Mathieu, que no mês de agosto do ano de 1845 (entre outras famílias germânicas), chegaram para colonizar e povoar Petrópolis.

Este trabalho de estudo e pesquisa, que remonta há mais de 300 anos, merece ser conhecido por toda a nossa família. Quando estiver pronto, teremos conhecimentos das nossas origens e de todos os nossos parentes do passado e do presente, pois a nossa história genealógica tem início a partir do conhecimento do nascimento de Franz Noel, que ocorreu no ano de 1670 em Ethe (hoje na Bélgica) e que foi o trisavô do colono germânico Johann Noel.

Vale ressaltar que ligadas às nossas raízes, em solo petropolitano, estão várias famílias, sendo que as primeiras foram Maiworm, Gorges e Hartmann, através de enlaces matrimoniais com as filhas de Johann Noel. Isto quer dizer que, por laços sangüíneos, os descendentes destas 3 primeiras famílias e de outras que mais tarde se uniram aos Noel em Petrópolis, são nossos parentes.

A família Noel tornou-se muito grande e, como eu, a maioria não se conhece. Chegou o momento de efetivar os laços de amizade pelo nosso grau de parentesco e, para tanto, espero contar com a colaboração de todos no preenchimento correto e legível dos dados familiares e endereço de cada um, na Ficha Cadastral Individual que segue abaixo.

Antecipadamente agradeço e peço a todos para o mais breve possível remeterem as fichas para Paulo Roberto Martins de Oliveira – Avenida Ipiranga, 880-F – Centro – CEP 25610-150 – Petrópolis – RJ e para qualquer esclarecimento, ligar para o tel. (24) 2231-1838.

Assim que todo o trabalho genealógico estiver pronto, faremos contatos via telefone ou endereço postal, para estudarmos a possibilidade de um encontro de confraternização dos descendentes de Johann Noel.

FICHA CADASTRAL INDIVIDUAL
PARA ACERTAR E ATUALIZAR A GENEALOGIA DA FAMÍLIA NOEL

OBS.: PREENCHER BEM LEGÍVEL E EM LETRAS DE FORMA MAIÚSCULAS

Seu Nome: (Feminino Sobrenome Solteira):
Data Nasc.: / / Local Nasc.:
Endereço: N.º Apto.
Quarteirão (ou Bairro): Cidade (Munic.):
Código Postal (CEP): Estado: País:
Fone: E-mail:

Nome Seu Cônjuge: (Feminino Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Pai da Cônjuge:
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Mãe da Cônjuge: (Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
[Data seu cas. e local]: / /
[Data cas. pais cônj. e local]: / /
Seu Pai:
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Sua Mãe: (Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
[Data cas. seus pais e local]: / /
Seu Avô Paterno:
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Sua Avó Paterna (Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
[Data cas. seus avós pat. e local]: / /
Seu Avô Materno:
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Sua Avó Materna (Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
[Data cas. seus avós mat. e local]: / /
Seu Bisavô Paterno:
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Sua Bisavó Paterna (Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
[Data cas. seus bisavós pat. e local]: / /
Seu Bisavô Materno:
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
Sua Bisavó Materna (Sobrenome Solteira):
Datas: * / / + / / Local Nasc.:
[Data cas. seus bisavós mat. e local]: / /

RELACIONE A SEGUIR TAMBÉM SEUS FILHOS.