RIOS DA CIDADE DE PETRÓPOLIS – ORIGEM DOS NOMES

Arthur Leonardo de Sá Earp, Associado Titular, Cadeira n.º 25 – Patrono Hermogênio Pereira da Silva

As explicações sobre a composição do quadro abaixo estão no texto com o título Rios Da Cidade De Petrópolis – Curso E Esquema Do Recebimento Dos Afluentes E Origem Dos Nomes, separado deste apenas em decorrência da diversidade de formatação.

Nome do afluente Bacia do Origem do Nome
Almeida Torres Quitandinha José Carlos Pereira de Almeida Torres, Visconde de Macaé, Senador, Conselheiro do Imperador e do Estado, Ministro do Império e da Justiça.
Alpoim Piabanha Francisco José dos Reis Alpoim, engenheiro militar como Koeler, chefe do 4º Distrito de Obras Públicas da administração fluminense.
Aureliano Quitandinha Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, Presidente da Província, mais tarde Visconde de Sepetiba.
Avé-Lallemant Piabanha Alexandre Avé-Lallemant, dentre os vários membros da família, possivelmente foi o homenageado, porque engenheiro como Koeler e Cônsul de Lubeck. Está enterrado em Petrópolis, onde faleceu.
Cascata Piabanha Designação popular mais antiga do que Petrópolis.
Cavalcanti Quitandinha Antonio Francisco de Paula e Hollanda Cavalcanti de Albuquerque, Conselheiro do Estado, Visconde de Albuquerque, Ministro da Guerra e da Marinha.
Cemitério Quitandinha Designação derivada do fato de o curso d’água passar próximo ao cemitério (tanto o antigo, região da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e do Convento dos Franciscanos, como o novo).
Cesar Palatino ?
Delamare Piabanha Nome de família, na grafia De Lamare, para a qual Koeler ingressou pelo casamento. Os irmãos Joaquim Raymundo e Rodrigo De Lamare eram na época da fundação de Petrópolis fidalgos cavalheiros da casa imperial.
Garganta ou Caixa d’Água Palatino Designação popular. Caixa d’Água porque serviu ao abastecimento da cidade por algum tempo.
Gusmão Palatino José Manoel Carlos de Gusmão, Camarista e amigo de D. Pedro II, Estribeiro-mor, Guarda-roupa de S. M.
Itamarati Piabanha Designação popular anterior a Petrópolis
Koeler Quitandinha Designação derivada do fato de o curso d’água passar pelas terras da chácara de Júlio Frederico Koeler, na Terra Santa
Laemmert Quitandinha Eduardo Laemmert, fundador com seu irmão Henrique da tipografia e livraria Laemmert e do Almanaque do mesmo nome, Cônsul de Baden no Rio de Janeiro.
Limpo Palatino Antonio Paulino Limpo de Abreu, Ministro do Império, da Justiça e dos Estrangeiros, Presidente do Senado, Visconde de Abaeté.
Lomonosoff Palatino Serge de Lomonosoff, diplomata, Ministro Plenipotenciário da Rússia.
Meyer Piabanha Vários com este sobrenome. Dentre eles, João Meyer foi quem conduziu a primeira leva de colonos do Rio a Petrópolis e aqui se radicou, sendo professor colonial, e Augusto Duque Estrada Meyer, Guarda-roupa de S. M.
Moss Quitandinha Designação talvez vinculada ao fundador do Hotel Moss.
Norberto Piabanha ?
Odorico Palatino Manoel Odorico Mendes, literato, jornalista, colega de Koeler no Instituto Histórico e Geográfico, Deputado.
Paulo Barbosa Piabanha Paulo Barbosa da Silva, Mordomo da casa imperial, de atuação fundamental na criação de Petrópolis.
Portalegre Piabanha Manoel de Araújo Porto Alegre, poeta, pintor, musicista, entusiasta de Petrópolis, Barão de Santo Ângelo, casado com Anna Paulina De Lamare.
Ribeiro Quitandinha José Cesário de Miranda Ribeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico, Conselheiro do Estado, Visconde de Uberaba, ou Domiciano Leite Ribeiro, advogado, jornalista, Conselheiro do Estado, Presidente da Província, Visconde de Araxá.
São Rafael Piabanha Denominação popular anterior a Petrópolis.
Saturnino Quitandinha Saturnino de Souza e Oliveira Coutinho, Inspetor da Alfândega da capital do Império, irmão de Aureliano, nascido na casa da fazenda do Córrego Seco.
Siméria Quitandinha Designação do quarteirão por onde corre.
Simonsen Piabanha Adolpho Simonsen, dinamarquês, um dos fundadores da sociedade “Germania” do Rio, despachante da Alfândega.
Theremin Quitandinha Leão von Theremin, Cônsul da Prússia, figura de relevo no comércio importador.
Velho da Silva Quitandinha José Maria Velho da Silva, médico, escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico, Mordomo da casa imperial, Superintendente da Imperial Fazenda de Petrópolis.
Verna Quitandinha Ernesto Frederico de VernaMagalhães Coutinho, português, Conselheiro, engenheiro e diplomata.