PARABÉNS, MONSENHOR PAULO DAHER

Fernando Antônio de Souza da Costa, Associado Titular, Cadeira n.º 19 – Patrono Galdino Justiniano da Silva Pimentel

A Diocese de Petrópolis vive mais um momento de júbilo e ação de graças: os oitenta anos de vida e bênçãos do Monsenhor Paulo Daher. E o clero, instituições religiosas, paroquianos, familiares, amigos, admiradores, alunos e ex-alunos dessa boníssima criatura de Deus sob o pálio da Mãe Maria Santíssima estão convidados. A Sagrada Eucaristia será celebrada no dia 23 de julho do mês em curso, às 10h. na Catedral São Pedro de Alcântara.

Desde já lembro ao rebanho de Cristo que é da vontade do Mons. Paulo que na Missa, substituam o presente objeto por doações em espécie para manter o Espaço Musical que foi criado em sua homenagem e é dedicado a crianças menos favorecidas.

Em síntese extraí da rica biografia do querido Mons. Paulo Elias Daher Chedier que nasceu em Salvador, Bahia, 25/07/31 e veio criança para o Rio de Janeiro.

Estudou em S. João de Meriti e no Rio de Janeiro. Cursou o Seminário S. José e depois a Universidade Gregoriana em Roma, onde se formou Padre em 1955. Voltou ao Brasil e trabalhou sempre em Petrópolis. Recebeu título de Cônego da Diocese em 1970 e o título de Monsenhor de SS o Papa João Paulo II a 05 de março de 1980. Professor, Ministro de Disciplina no Seminário Diocesano, Diretor a Obra das Vocações Sacerdotais, Promotor Vocacional e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de 1956 a 1967. Foi Professor nos Colégio Werneck, Ipiranga, Instituto Social S. José, Colégio Santa Isabel e na Universidade Católica de Petrópolis desde 1958 a 1992. Confessor de Irmãs de Comunidades Religiosas. Desde 1995 é Capelão e Orientador Religioso do Colégio Santa Isabel.

Foi Pároco da Catedral de 1967 a 1986. Foi Assessor Espiritual da Renovação Carismática da Diocese de Petrópolis, da Legião de Maria. É Conselheiro Espiritual da Pastoral Familiar, Foi Coordenador Diocesano das Pastorais, da Catequese. Assessor Espiritual das Escolas Paroquiais de Petrópolis, do Ensino Religioso das Escolas na Diocese.

Atualmente (desde 2008) é Vigário Geral da Diocese. Membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia de Educação de Petrópolis dentre outras. Teve vários programas religiosos na Radio Difusora de Petrópolis, na Rádio Imperial e na Rádio FM da Universidade Católica.

Há anos publica artigos na imprensa local sobre assuntos religiosos e educação. Lida constantemente com todas as idades como educador e formador e também com casais. Desde 1979 é Conselheiro Espiritual de varias Equipes de Nossa Senhora.

Possui rica bibliografia, muitas dessas obras têm merecido acústica internacional, a exemplo do Japão onde são muito apreciadas. Só para tênue mostra citarei alguns folhetos e livros publicados: apostilas para as Aulas de Religião na UCP – Bíblia-Cristologia. Deus Uno e Trino, Doutrina Social da Igreja, Introdução à Teologia; Livros editados pelas Edições Paulinas Valorize sua vida; Crer é participar; Caminhando na esperança; Conquiste sua liberdade; Dê sentido a seu trabalho; Eis tua Mãe; Tu tens palavras de vida. Edições particulares Flores em meu caminho – poesias. Descubra a Vida – poesias. Nossos Salmos de cada dia. A vida nos fala de Deus. Preparando o Jubileu de 2000: Cristo e suas parábolas e Milagres; Espírito Santo, renova nossas vidas; Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra; Jovem, aurora de um mundo novo; Queremos ver e conhecer Jesus; Onde estás, Senhor (Verdades da fé, Moral, Sacramentos). Agora em 3 volumes: Deus se mostra amor na Vida de Cada Pessoa; A Moral Cristã Orienta nossa Vida; Os sacramentos da Igreja de Cristo: Fonte de Vida Cristã; Das crianças é o reino; Oração da Manhã e da Noite (do Ofício Divino) para leigos; Eu te vi. Resumo do Catecismo da Igreja Católica: Sacramentos, Moral, Cristologia, Mariologia, Deus Uno e Trino, Oração; Novenas de Natal para a Diocese de Petrópolis – Durante vários anos, saindo na Revista Ação e de 2005 a 2011 para todas as Paróquias. Livro do Missionário; Novena para a Páscoa 2009; Reflexões para o Folheto de Missa Dominical –Deus Conosco, anos A, B e C.

Revmo. Monsenhor, esteja certo de nossa veneração, gratidão e admiração. Ao longo da existência tem nos dado o testemunho de vida e do apostolado da obra ministerial, a nós, ovelhas de seu imenso rebanho, guiados por V. Exa. Revma., Pastor enviado de Deus, cujo amor conquistado e aureolado pelo respeito ultrapassa os limites terrenos e chega até os páramos celestes. Através do exercício do Ministério Sacerdotal, dá exemplo de virtude, de fé, de esperança e certeza na vida eterna. Estamos convictos de que a Missão Sacerdotal é a máxima realização para um homem na Divina missão de nos conduzir à santidade. A Missão Sacerdotal através da Exegese e da Hermenêutica está definida no Livro do Profeta Jeremias 1,5 que diz: “antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei, e te constituí profeta entre as nações”.

Ao concluir reflitamos através das sábias palavras do querido Pastor em Cristo Monsenhor Paulo Daher quando diz: “A vida é o dom que Deus nos presenteou com carinho, para que todos participem de sua riqueza. O amor de Deus manifestado em nossa vida faz-nos filhos seus e irmãos de todos.”

Parabéns Monsenhor, feliz aniversário e Ad Multos Annos para nossa alegria e que seja Ad Majorem Dei Gloriam!