Saudação de recepção ao associado titular Gastão Reis

Luiz Carlos Gomes, Associado Titular, Cadeira nº 8 – Patrono João Caldas Viana

 

Hoje adentra a esse Sodalício um homem de brio: Gastão Reis Rodrigues Pereira. O conheço há muitos anos. Sempre tive o prazer de passar bons momentos ao seu lado, em conversas proveitosas sobre o nosso Brasil.  Muitos dos presentes não sabem quem é GASTÃO REIS. Vou lhes dizer: brasileiro, casado, 77 anos, casado com Dona Waltraud Keuper Rodrigues Pereira, pai de dois filhos e avô de dois netos. Economista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado pela Fundação Getulio Vargas e Doutorado pela University of Pennsylvania – USA.

Foi Professor de Econometria e História Econômica do Brasil na PUC – RIO (1983 – 1992) e de Econometria da Universidade Cândido Mendes (1989 – 1992).

Teve uma vida profissional brilhante, foi Economista do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, da Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro e da ELETROBRAS. Sócio-diretor da Latinometrix Consultoria e da Universal Incorporadora e Participações Ltda. Diretor Financeiro da Eletro Metalúrgica Universal Ltda e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau de Petrópolis. Diretor de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Presidente da Associação de Empreendedores do Estado do Rio de Janeiro e da Representação Regional Serrana da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente é membro na FIRJAN, dos Conselhos de Gestão Estratégica para a Competitividade, de Assuntos Tributários, de Economia e Empresarial da Regional Serrana; dos Conselhos Universitário da UCP, Curador da Fundação Dom Cintra e de Assuntos Econômicos da Diocese de Petrópolis; da Academia Petropolitana de Letras (Acadêmico Titular).

Gastão Reis é um notável pensador. Suas palestras e artigos publicados regularmente nos jornais O Estado de São Paulo, Diário de Petrópolis, Tribuna de Petrópolis e, esporadicamente, no Jornal do Brasil e O Globo, abordam temas históricos institucionais, Política, Economia, Administração e Empreendedorismo.

Autor dos livros “Revele-se Empreendedor” e “A Falência da Res Publica (coisa pública)”. Recentemente publicou “História da Auto Estima Nacional – Uma investigação sobre Monarquia, República e interesse público”.

O conjunto de sua obra demonstra o profundo trabalho de pesquisa e o senso de equilíbrio e sensatez com que aborda os temas apresentados.

Tenho certeza que o IHP, que tem como Augusto Patrono o Imperador Dom Pedro II, figura ímpar que muito inspira a Gastão Reis, terá neste Associado Titular um grande colaborador.

Aproveito a oportunidade para saudar e dar as boas vindas ao Associado Titular Lucas Ventura, que também é empossado hoje no IHP.