23/04/2002
Joaquim Eloy Duarte dos Santos
Sucesso a noite do Instituto Histórico, na segunda-feira, 9 de abril com a palestra do sócio professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, sobre o tema “Rio Branco e a Epopéia do Acre”. Com o salão do Silogeu lotado e que aplaudiu o belo trabalho de pesquisa, nosso conferencista abordou aspectos da atuação do Barão do Rio Branco na resolução do problema do Acre com a Bolívia e o “Bolivian Sindicate”, assinando o “Tratado de Petrópolis”, a 17 de novembro de 1903, em sua residência na Westfália. No próximo ano, 2003, centenário do documento, o Instituto Histórico retomará o assunto em um painel com a participação de palestrantes e debatedores associados e convidados.
Faleceu na noite de 19 de abril de 2002 o sócio professor Pedro Rubens Pantolla de Carvalho, renomado e querido mestre, ex Pro-reitor Administrativo da Universidade Católica de Petropolis, escritor, historiador, grande e inesquecível personalidade de nossa cultura e ensino.
O sepultamento ocorreu em Paraiba do Sul, na tarde de sábado, comparecendo o presidente Joaquim Eloy ao ato e que teve a presença de grande número de petropolitanos das áreas bancária, cultural e educacional, áreas de atuação do querido e pranteado professor. Faleceu aos 61 anos de idade, nascido a 7 de setembro de 1941.
Vai a seguir transcrita a mensagem recebida a 17/04/2002 pelo correio eletrônico do site, que alude a trabalho do nosso falecido sócio José De Cusatis, Imperial Fábrica De Cerveja Nacional – Cia. Cervejaria Bohemia, relativa a importante informação ali omitida:
Prezados senhores,
Li o artigo sobre a Fábrica Bohemia de cerveja, e notei que em nenhum momento foi colocado o nome de meu avô o industrial Adaucto Goés de Campos Barros, que durante muito tempo foi dono da Bohemia, justamente no período de seu auge, inclusive criando a logomarca atualmente em prática. Após uma árdua vida de banqueiro e industrial resolveu vender a fábrica pois já estava cansado.
Marcelo De Cicco